PODCAST AUTOGESTÃO






Escute os podcasts gratuitamente:
Caio Polizel, no centésimo e último episódio da primeira temporada, entrevista a pesquisadora Maria Isolete que dará continuidade ao quadro Momento Autogestão, trazendo uma nova abordagem, além de apresentar um spoiler sobre o que vem pela frente.
Neste episódio Caio Polizel faz um balanço da primeira temporada do quadro Momento Autogestão, repassando alguns dos temas já abordados, e dá ênfase ao Livro Diretrizes da Autogestão Existencial.
Caio Polizel apresenta neste episódio o termo intermissão, sendo este o intervalo entre duas vidas intrafísicas consecutivas e aborda também o tema curso Intermissivo. Oferece ao longo de sua fala alguns traços a serem avaliados pelo interessado em saber se possui ou não curso intermissivo.
Neste episódio Caio Polizel apresenta as 5 previsões sobre a vida em 2022 de acordo com a IBM. Promove indagações do tipo: 1. como será a autogestão da vida no futuro e 2. quanto as tecnologias irão impactar a autopesquisa.
Neste episódio Caio Polizel faz alusão a algo atual e preocupante a “epidemia de ansiedade”. Inicia reflexões sobre ansiedade, falta de propósito ou falta de equilíbrio em alguma área da vida.
No episódio Equilíbrio Mental e Físico, Caio Polizel ressalta o transtorno da ansiedade, questiona sobre o trinômio motivação-trabalho-lazer, e enfatiza as escolhas profissionais relacionando-as à felicidade.
Caio Polizel apresenta neste episódio a logística proexológica. Questiona sobre eficácia funcional, mapeamento, profundidade e detalhismo com que o interessado emprega a a melhor logística proexológica no seu dia a dia.
Neste episódio Caio Polizel discorre sobre o “poder proéxico” um tema proposto pela pesquisadora Dulce Daou. Questiona quais esforços o ouvinte mantém para maximizar as realizações pessoais.
No episódio “Coesão Grupal Maxiproexológica”, Caio Polizel aborda o tema proposto pelo pesquisador Ricardo Rezende. Enfatiza 10 tipos de coesões grupais, destaca a verbação e questiona quão coeso, grupalmente falando, está o ouvindo.
Caio Polizel versa sobre o “Público-alvo”, sendo este composto de consciências prioritárias a serem atendidas pela consciência. Para tanto cita ao longo do episódio nove aspectos limitantes à capacidade assistencial.
Neste episódio Caio Polizel aborda o “Gargalo financeiro”, apresentado no artigo e verbete da pesquisadora Simone Zanella, mencionando as 4 etapas que levam a superação do gargalo financeiro e os ajustes possíveis nos aspectos evolutivos.
Neste episódio Caio Polizel faz um cotejo sobre “evidências” descritas no âmbito pessoal, pelo professor Waldo Vieira no livro 200 Teáticas e o verbete da pesquisadora Rosa Fritzen, que expande a reflexão ao considerar as “evidências na proéxis”.
Neste episódio Caio Polizel comenta sobre o verbete escrito pelo pesquisador Waldo Vieira intitulado “lei do maior esforço”, e apresenta a condição pessoal da máxima vontade na consecução de alguma tarefa ou empreendimento.
Neste episódio Caio Polizel discursa sobre “Simetria proexológica” e seu significado. Ressalta a coerência entre o planejado no curso intermissivo e aplicabilidade na vida intrafísica, visando o completismo existencial.
Neste episódio Caio Polizel referência o “bilhete da lucidez” escrito pela Profa. Katia Arakaki. Trata-se de um registro feito pela própria pessoa, em um momento de plena autoconsciência e que será lido em situações de obnubilação consciencial.
Neste episódio Caio Polizel, conceitua a “veste única” de acordo com o verbete do Prof. Waldo Vieira. Salienta que algumas pessoas usam a veste única para posicionar-se e facilitar seu dia a dia, evitando com isso perder energia com coisas superficiais.
Caio Polizel discorre sobre a “Lei do retorno” fazendo correlação com as áreas da vida, enfatizando as consequências e o contexto da lucidez. Convida o ouvinte a refletir, ter as próprias experiências quanto à interassistência, e desta ainda a lei do carma, da causa e efeito.
Caio Polizel alude a “Gestão do Tempo” nas atividades diárias e quanto isso impacta ao longo dos anos de vida de uma pessoa. Aborda o tempo de sono, de trabalho, na internet, em reuniões entre outros, possibilitando reflexões sobre o desperdício ou aproveitamento do tempo.
Caio Polizel alerta que o endividamento é atitude antiproéxis. Cita neste episódio as 5 causas mais comuns: 1. Má administração financeira, 2. Falta de inteligência financeira, 3. Excesso de crediários, 4. Consumo exagerado e 5. Inexistência de reserva financeira.
Caio Polizel versa sobre o neoprofissional o “novo profissional” necessário à atualidade, que deve possuir competências na área tecnológica, analiticidade e potencial transformador, além de habilidades e boas percepções interpessoais.
Caio Polizel apresenta neste episódio ideias de como manter a casa arrumada/organizada, com base no verbete intitulado “Casa arrumada” da pesquisadora Kátia Arakaki, salientando os 10 domínios de arrumação para otimizar a produtividade consciencial dos moradores.
Organização do espaço físico, organização ambiental e das rotinas, o papel de uma boa organização e alguns métodos possíveis de se utilizar, com a visão da Conscienciologia, são abordados neste episódio.
Caio Polizel sugere uma ferramenta lançada pela folha de São Paulo, o “Match da saúde”, dando ênfase à perguntas sobre alimentação, atividade física, entre outras e no final fornece considerações e cuidados para manter uma saúde holossomática com equilíbrio e bem-estar.
Caio Polizel menciona como a Tecnologia e seus impactos podem melhorar a autogestão cognitiva e analítica, extraindo com eficiência informações de trafares ou fragilidades que podem ser superadas para realizar a proéxis ou o completismo existencial.
Neste episódio o apresentador Caio Polizel apresenta o tema Sinalética Parapsíquica, com base no livro Mapeamento da Sinalética Energética Parapsíquica, da autora Sandra Tornieri, e dá ênfase ao que significa os sinais energéticos e as sinaléticas cotidianas, com exemplos práticos.
Solidário ao contexto da Pandemia que se exacerba no Brasil e no mundo, Caio Polizel, faz uma abordagem sobre a relação Coronavirus/Coronochacra, tendo como base o verbete intitulado Interação Coronavirus Coronochacra do pesquisador Marco Antonio Almeida.
Neste episódio, Caio Polizel apresenta a temática Reputação no Trabalho, com base no texto intitulado Gestão da Reputação, destacando as atitudes que podem sabotar a reputação das pessoas no ambiente de trabalho.
De modo prático, neste episódio o apresentador Caio Polizel aborda o tema a Força de uma idéia, iniciando os episódios do Momento Autogestão no ano de 2021. E faz provocações sobre a relação do tema e o alcance dos projetos pessoais.
Neste episódio, de maneira prática, o apresentador Caio Polizel faz um resumo sobre o ano de 2020, enfatizando algumas ocorrências e reflexões provenientes de um ano diferenciado, impactado pela Pandemia do Covid-19.
O apresentador Caio Polizel, neste episódio, aborda o tema autonomia, com base no verbete de mesmo título, do pesquisador Waldo Vieira, provocando reflexões sobre o que significa o tema, e como cada pessoa insere este tema no seu dia a dia.
Neste episódio, o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre a área profissional e do autoconhecimento, com base em algumas ideias do autor e pesquisador Peter Drucker, um dos maiores pesquisadores mundiais da área da administração, ressaltando 7 lições para o autodesenvolvimento.
De modo prático Caio Polizel apresenta uma reflexão sobre a Autorganização para a Tenepes, com base no livro Teáticas da Tenepes, organizado pelo autor Flávio Amado, salientando a relação direta da autogestão da vida, e a oportunidade de iniciar a Tenepes.
Neste episódio o apresentador Caio Polizel apresenta o tema Dia Evolutivo, com base no livro Inteligência Evolutiva Cotidiana, da autora Cirleine Couto, e dá ênfase ao que significa de fato um dia evolutivo, decisivo para a Proéxis de cada pessoa.
De modo bastante prático Caio Polizel apresenta uma abordagem sobre Necessidades de Realização, com base no livro O Propósito da Sua Vida, do autor Michael J. Losier, salientando as 3 áreas prioritárias de realização para as pessoas.
Neste episódio Caio Polizel apresenta 8 regras de investimentos para a vida, com base no texto da autora Carol Oliveira, especialista em investimentos. O apresentador insere na conversa a visão conscienciológica expandindo a análise e abordagem para o contexto proexológico.
Neste episódio, de modo prático, Caio Polizel faz uma abordagem sobre o neologismo proposto pelo prof. Waldo Vieira intitulado TRAFOR, ressaltando sua definição, identificação e uso cotidiano.
Neste episódio, de modo prático o apresentador Caio Polizel apresenta reflexão sobre Inteligência Contextual, com base na reportagem da BBC News Brasil, enfatizando que não basta apenas o conhecimento técnico para que as "coisas" funcionem bem.
Neste episódio, de modo bastante prático Caio Polizel apresenta uma abordagem sobre Análise SWOT, aprofundando na temática e adaptando as reflexões para a aplicação ao contexto Intraconsciencial.
Neste episódio, de maneira prática, o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre Realizações a longo prazo, utilizando como referência o capítulo de mesmo nome, apresentado pelo Prof. Waldo Vieira, no livro Manual da Proéxis.
Neste episódio, de maneira bem prática, o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre o neologismo proposto pelo prof. Waldo Vieira intitulado PENSENE, ressaltando sua definição e uso cotidiano.
De modo prático, neste episódio o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre o Verbete de própria autoria, destacando a importância em mapear o Patrimônio Pessoal, utilizando tal diagnóstico para o autoconhecimento e completismo existencial.
Neste episódio, de maneira prática, o apresentador Caio Polizel discorre sobre a temática altruísmo e faz algumas provocações para que o ouvinte avalie se possui ou não um conjunto de competências correlatas ao tema.
Neste episódio, de modo bastante prático, o apresentador Caio Polizel apresenta 5 dicas para executar os projetos pessoais, utilizando como referência as prescrições técnicas para o êxito na consecução da Proéxis, apresentada pelo Prof. Waldo Vieira no livro Manual da Proéxis.
Neste episódio, de maneira bem prática, o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre a técnica de execução da Programação Existencial, utilizando como referência a técnica de mesmo nome, apresentada pelo Prof. Waldo Vieira, no capítulo 15 do livro Manual da Proéxis.
Neste episódio o apresentador Caio Polizel apresenta o mais novo curso da APEX, intitulado Ciclo Proéxis, enfatizando as temáticas apresentadas e os diferenciais do curso.
Neste episódio, Caio Polizel apresenta uma abordagem sobre Saúde Mental, com base nas dicas da equipe de especialistas da UNIMED Fortaleza, destacando 7 dicas de como manter a saúde mental no contexto de Pandemia
Neste episódio, de modo bastante prático Caio Polizel apresenta uma abordagem sobre Liderança, aprofundando na abordagem e adaptação necessária aos líderes dos novos tempos, reflexo do contexto da pandemia.
Neste episódio, de modo prático o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre o tema Benefícios da Autorganização, com base no verbete de mesmo nome, da pesquisadora Celeste Silveira, destacando dentre outros temas o mini e maxi-benefício da autorganização.
Neste episódio, de modo bastante prático Caio Polizel apresenta reflexão sobre Aposentadoria e Pós Carreira, com base na reportagem da Revista Você RH, destacando e relacionando o tema como um possível gerador de ansiedade e depressão.
Neste episódio, o apresentador Caio Polizel apresenta uma abordagem sobre a Reserva Financeira, Endividamento e a Cultura de Educação Financeira. Utiliza durante a reflexão o verbete Buffer financeiro do autor Marco Antônio Facury, deixando claro alguns tipos de reserva financeira.
Neste episódio, o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre o tema Propósito no trabalho, e apresenta reflexões sobre uma reportagem da revista Harvard Business Brasil, dando ênfase ao engajamento dos profissionais e pessoas em geral no âmbito do trabalho.
De modo prático o apresentador Caio Polizel faz uma abordagem sobre o Papel de própria autoria, destacando um conjunto de rotinas cotidianas que podem e devem ser colocadas na agenda semanal pessoal, para que se consiga um bom patamar de organização com base no que chama de Rotinas Úteis.
De modo bastante prático Caio Polizel apresenta reflexão intitulada Regras Simples, com base no livro de mesmo nome dos autores Donald Sull e Kathleen Eisenhardt, destacando um conjunto de ideias sobre como viver com maior tranquilidade e organização em um mundo cada vez mais complexo.